segunda-feira, 15 de abril de 2013

Congestão é causada por excesso de esforço depois das refeições



A congestão é um mal-estar provocado por atividades físicas - como correr, nadar e jogar futebol - depois de uma refeição pesada. Ocorre porque os exercícios desviam para os músculos o sangue concentrado no estômago e no intestino para a digestão. Ao contrário do que se costuma pensar, o problema não mata; geralmente ele desaparece em pouco tempo.

A congestão é um dos grandes fantasmas no setor da saúde  a rondar o dia-a-dia dos brasileiros. Pouca gente sabe o que é e como é causada. Mas a maioria arrisca seus palpites, acrescentando histórias de parentes e conhecidos que teriam enfrentado problemas na área. E se perpetuam as inverdades.
Congestão é um mal-estar que as pessoas sentem ao praticar atividades físicas fortes - como nadar, jogar futebol, correr ou malhar em academia - depois de fazer refeições pesadas. A explicação é simples. Quando um indivíduo se alimenta, boa parte do sangue concentra-se em seu estômago e, especialmente, em seu intestino para absorver as substâncias necessárias ao organismo, sobretudo proteínas e gorduras. mais pesada a refeição, maior a exigência sanguínea no processo. O sangue, porém, nunca é desviado do coração e da cabeça, órgãos vitais. É retirado dos músculos, da pele e de outras regiões.
Ao se fazer exercícios, os músculos exigem grande irrigação sanguínea. Nessa situação, são duas. , alternativas. Quando o sangue se desloca para os músculos, provoca a congestão, ou seja, interrupção forçada e repentina no aproveitamento das substâncias contidas  nos alimentos, o que interfere no processo de digestão. Se o líquido, por outro lado, fica concentrado nos intestinos, a pessoa sente dores e cãibras musculares tão intensas quanto maiores forem seus esforços físicos.
As vezes, diante da grande exigência de sangue nos músculos e nos intestinos ao mesmo tempo, pode haver diminuição de irrigação sanguínea no coração e no cérebro. Resultado a pessoa sente-se mal e desmaia. Em indivíduos sadios geralmente isso não tem maiores consequências - apenas caem, logo o fluxo de sangue se reequilibra e eles se recuperam. Em quem já apresenta problemas de circulação, como ocorre com parte dos idosos, pode ser mais grave e haver isquemia (deficiência de irrigação do cérebro) e derrame cerebral, doenças que causam danos irreversíveis a partes do órgão, com a consequente perda de funções vitais, e às vezes levam à morte.
Por outro lado, olhar no espelho, lavar a cabeça, ler por longo tempo, tomar banho de água fria e entrar na piscina depois das refeições não levam à congestão. Já a água quente - da piscina de hidromassagem, por exemplo - e o calor da sauna podem causar o problema. Quando entramos em água quente demais, o sangue concentra-se em nossa pele para eliminar o excesso de calor do organismo pelo suor. Assim, se for após uma refeição muito pesada, pode haver congestão.
Os sintomas são mal-estar, palidez, tontura, fraqueza, sensação de peso no estômago e dor de cabeça. Às vezes há  também vômito, porque o alimento digerido tem de desocupar o estômago. A única maneira de que dispõe o organismo é lançá-lo fora pela boca. Pessoas com congestão devem permanecer deitadas de lado, porque, além de ser uma posição dita confortável, se vomitarem o líquido não vai para o pulmão.
O mal, ao contrário do que muitos dizem, geralmente não mata. A cãibra que atinge uma pessoa que esteja nadando depois de uma refeição, contudo, pode levá-la a afogar-se e morrer. Esse é o motivo para não se entrar na piscina, sobretudo crianças, que não são capazes de ficar quietas.
Congestões normalmente passam logo e não requerem consulta médica. Quem desmaia e demora a recuperar os sentidos, porém, deve procurar um especialista, porque pode ter outros problemas.

Fonte: Arnaldo Lichtenstein (37) é doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Trabalha como clínico gearal no Hospital das Clínicas da FMUSP e no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.

40 comentários:

  1. Isso mesmo perdi meu cunhado na ultima terça feira 16/01/16 de congestao , nadando em uma lagoa depois de um churrasco .
    Estamos completamente sem chão.
    O melhor é seguir as regras e tomar muito cuidado

    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu acabei de perder meu primo.. Após o almoço entrou no rio. Deu congestão. :(
      Então mata mesmo.,

      Excluir
    2. OLÁ AMIGOS. SOU JORNALISTA DA TV RECORD, DOMINGO ESPETACULAR, ESTOU PRECISANDO DE UMA FAMILIA OU PERSONAGEM, QUE TEVE CONGESTÃO, SE ESCAPOU MELHOR AINDA, MAS CASO NÃO VALE O ALERTAR QUE FAREMOS COM A REPORTAGEM, AGRADEÇO SE MANDAR CONTATO, SERÁ P SEMANA QUE VEM OU COMEÇO DO ANO, MAS QUE PUDER AJUDAR, AGREÇO, MANDO MEU FACE E TROCAMOS CONTATOS

      Excluir
  2. e quais as causas de congestao visceral pode provocar a uma criança de tenra idade??

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido isto que aconteceu com o ator da novela O Velho Chico... Que Deus o tenha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho q foi o que aconteceu com Domingos Montagner

      Excluir
    2. Caso de Domingos foi a força do rio que forma redemoinhos que o puxou para o fundo do rio. Por isso ele foi encontrado à alguns metros de profundidade e não boiando.

      Excluir
    3. Caso de Domingos foi a força do rio que forma redemoinhos que o puxou para o fundo do rio. Por isso ele foi encontrado à alguns metros de profundidade e não boiando.

      Excluir
    4. que Deus o tenha não ;morreu sem jesus o destino e o inferno...

      Excluir
  4. Deve ter sido isto que aconteceu com o ator da novela O Velho Chico... Que Deus o tenha...

    ResponderExcluir
  5. Mata sim!! a muitos anos perdi um tio que tomou café da tarde e foi nada em uma lagoa funda, deve ter tido cãibra e mau estar e não conseguiu sair da mesma. Não e lenda não pessoal é bom não vacilar com água.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como diz no texto a congestão não mata, o que mata são efeitos causados por ela, como ter caimbra ou desmaiar dentro da agua daí morre afogado, ou a pessoa ter algum problema que se agrave com a congestão

      Excluir
  6. Com certeza o ator Domingos Montagne sofreu uma congestão alimentar e teve câimbras fortíssimas que o impediram sequer de tentar nadar...

    ResponderExcluir
  7. Se for disso que o ator morreu o que diz a matéria não condiz, está dizendo que só água muito quente causa congestão e água de rio não é quente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E muito esforço tb como nadar...E nadar pode ser em água fria. ..

      Excluir
  8. Se essa realmente for a causa da morte do ator Domingos, a matéria não condiz. Porque só mata se não for saudável e tiver problemas cardíacos na hora, o que se dúvida mt que ele não fosse. Ou então por câimbra seguida de afogamento, o q é mais provável, porém ainda não se encaixa, porque ele simplesmente não apresentava reação diante da situação. Complicado

    ResponderExcluir
  9. REALMENTE ALIMENTAR SE E FAZER ATIVIDADES COM GRANDE ESFORÇO FÍSICO NADAR ..., OU EXTREMO CALOR SAUNA ..., É CORRER RISCO DE VIDA, QUANDO ACONTECE FICAMOS TÃO IMPRESSIONADOS, CHOCADOS POIS SÃO ATITUDES FÁCEIS DE EVITAR, RESPEITAR O TEMPO QUE NOSSO CORPO PRECISA. É MUITO TRISTE O OCORRIDO COM O ATOR DOMINGOS MONTAGNER E COM AS PESSOAS QUE RELATARAM ESSA TRISTE SITUAÇÃO OCORRIDA. :(

    ResponderExcluir
  10. Possivelmente também se esforçou fazendo sexo e teve câimbras, ocorrência comum nessa situação. Que dó!!!

    ResponderExcluir
  11. Eu comi nao muito. Ai voltei a trabalhar num telhado chegando la depois de uns cinco minutos senti uma tontura o corpo esfriou comecei a tremer e ficar zonzo ai desci rapidamente. Pode ter sido uma queda de presao por causa disso? so que ainda depois fiquei to to depois num mau estar

    ResponderExcluir
  12. Quando soube que o ator havia desfalecido ao ir nadar no rio São Francisco logo após almoçar o que veio em minha mente foi: teve congestão por ter se esforçado para nadar quando o sangue do corpo dele estava concentrado no aparelho digestivo além da pressão que a água exerce no corpo. Tive um conhecido que faleceu do mesmo jeito na praia grande em Santos (SP) no inicio dos anos 70.

    ResponderExcluir
  13. Na verdade, por depoimentos da própria Camila Pitanga, ele acabou se afogando por conta correnteza que o estava arrastando, e como a água tem mta força, precisamos lutar contra e isso faz com que gastemos energia, e ele estava nadando contra a corrente, isto siginifica que ele se cansou rapidamente, e ficou sem forças pra lutar.. e a correnteza o venceu.. infelizmente..

    ResponderExcluir
  14. Acabei de passar por uma Congestão! Hoje pela manhã comi muito próximo de ir pra academia e acabei passando por todos os sintomas que descrevem na matéria. Fiquei muito ruim e não desmaiei por pouco! É uma coisa muito ruim de se sentir!
    Acredito também que seja o que aconteceu com o Domingos. A gente fica sem reação e sem forças além do mal estar.
    Vou acordar um pouco mais cedo para me alimentar e fazer a digestão antes do treino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ ALESSANDRO, SOU JORNALISTA DA TV RECORD, DOMINGO ESPETACULAR, ESTAMOS PRECISANDO ALGUÉM QUE PASSOU MAL, COM CONGESTÃO, PODEMOS AJUSTAR A DATA, FICO NO AGUARDO, DE SUA RESPOSTA, MEU EMAIL guerra.jornalismo@gmail.com abs

      Excluir
    2. Uma noites dessas comi feijão pagão antes do meu treino... Tive um tremendo mal estar... Muita queimação de estômago. E a, sensação de ter comido um boi... Não combina comer antes de treinar...

      Excluir
  15. Esta semana um jogador da Portuguesa morreu, segundo laudo do IML, em virtude de uma congestão, de modo que a informação segundo a qual o problema "não mata" parece equivocada. Segue o link da matéria:

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/laudo-indica-que-jogador-da-portuguesa-morreu-apos-congestao.html

    ResponderExcluir
  16. Esta semana um jogador da Portuguesa morreu, segundo laudo do IML, em virtude de uma congestão, de modo que a informação segundo a qual o problema "não mata" parece equivocada. Segue o link da matéria:

    http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2016/10/laudo-indica-que-jogador-da-portuguesa-morreu-apos-congestao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, pode matar se a pessoa estiver numa praia, lago, rio, piscina. Porquê passa mal e pode não conseguir nadar.

      Excluir
    2. Pois é, pode matar se a pessoa estiver numa praia, lago, rio, piscina. Porquê passa mal e pode não conseguir nadar.

      Excluir
  17. Excelente. É um conceito bastante simples em ciência mas com uma abrangência insuspeita para nós leigos e que às vezes pode ser fatal. Obrigado pela luz.

    ResponderExcluir
  18. OLÁ, SOU JORNALISTA DA TV RECORD, PROGRAMA DOMINGO ESPETACULAR, ESTAMOS FAZENDO UMA REPORTAGEM SOBRE CONGESTÃO, OS MITOS E AS VERDADES E PRINCIPALMENTE COM ESPECIALISTAS AJUDAR E EVITAR SITUAÇÕES TRÁGICAS

    3300 43 64 LUIZ GUERRA

    ResponderExcluir
  19. se você acabou de comer e for comer sua mulher também dá congestão sabia?

    ResponderExcluir
  20. E congestão facial e conjutival o que é?

    ResponderExcluir
  21. AMIGOS SOU JORNALISTA DA TV RECORD, DOMINGO ESPETACULAR, ESTOU PRECISANDO DE ALGUÉM QUE TEVE CONGESTÃO PARA UMA MATÉRIA DE ALERTA, AINDA MAIS NO VERÃO. ABS MEU FONE 11 3300 43 64

    ResponderExcluir
  22. Tive congestáo esta semana ,, comi e náo muito apenas um file de carne banana e um prato com mamáo picado , meia hora depois recebi por telefone uma triste noticia, apartir deste momento uma dor insupotável de cabeça ...insupotável tomei anador náo passou tomei dorflex náo passou aguentei por 20 minutos minha máe chamou unimed em casa ..pensei que ia morrer de tanta dor de cabeça ,tontura ,nauseas ,, vomitei muito aí chegou o socorro, instalaram soro com medicamentos uma hora depois estava bem ...nunca senti uma sensaçáo táo terrivel em minha vida ,,soube que foi Congestáo e corri o de morrer com aneurisma cerebral ...pois sou hipertensa...

    ResponderExcluir
  23. Muito bom saber o que é congestão....

    ResponderExcluir
  24. muito bom, parabéns ótimo texto, aprendi muito

    ResponderExcluir
  25. Nice study. Crafting expertise. Liked the Tale.     saunajournal.com

    ResponderExcluir

Concordo ou Não Concordo?